terça-feira, 23 de setembro de 2008

Situação da informática em contexto educacional

A chegada do computador e de outras tecnologias, nos trouxe novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos. Só que essas novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo.
Segundo Divina Salvador Silva "o mundo está se transformando, novas descobertas acontecem e a distância entre o presente e o futuro se torna cada vez menor. O professor precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo-ensino-aprendizagem ocorra de uma forma eficaz."
As dificuldades levam a escola a se aperfeiçoar e se reorganizar e adotar uma postura diante da questão. O ponto alvo está em o diretor ouvir a comunidade escolar e juntos montar uma proposta metodológica para direcionar a escola.
Paulo Freire diz que "o respeito mútuo implica na superação dos próprios pontos de vista e implica em compartilhar com o outro uma escala de valores e juntos definir as metas a serem trabalhadas."
A Instituição escolar tem como função formar os indivíduos de maneira a tornarem-se cada vez mais agentes sociais criativos e dinâmicos, participantes das transformações do seu tempo.
A tecnologia computacional está incorporada no contexto econômico e social que determina suas aplicações. Estes, por sua vez, devem ser cuidadosamente estudados para assegurar que as aplicações de computadores preservem e desenvolvam valores humanos em lugar de deteriorá-los. A escola não pode ignorar o volume de informação proporcionado pelos meios audiovisuais e também é relevante dizer que o problema não está no fato de existir um laboratório de informática, e sim na forma e na finalidade com que ele está sendo utilizado.
Como dizia Paulo Freire, "temos de ser homens e mulheres de nosso tempo e empregar todos os recursos disponíveis para promover a grande mudança que nossa escola está a exigir. Não podemos ser omissos. A neutralidade representa a aceitação da situação atual, a conivência com o que está posto."
O processo de integração de computadores na escola, pode e deve ser compreendido como um processo de inovação com a finalidade real de propiciar um ensino inovador.
Por isso, estou muito feliz pelo fato de a nossa escola oportunizar este curso de informática, para que realmente podemos estar de encontro com a realidade educacional atual.

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